domingo, 25 de setembro de 2011

Executivo dá sua versão sobre os problemas na Fundação Hospitalar de Cristina-MG

Luis Darcio Pereira, Prefeito de Cristina. MG.



JV Prefeito Luis Dárcio o Sr. tem recebido duras críticas com relação ao atendimento no PS da Santa casa, até que ponto o Executivo tem responsabilidade referente a isto?

LD- Eu tenho consciência que as críticas são inumeras, e isto faz parte da política, infelizmente ainda há pessoas que não sabem a verdade., o nosso hospital, Ademir, é uma Fundação Hospitalar e não um Hospital Municipal, caso fosse aí sim, eu teria por obrigação manter a entidade. A Fundação recebe subsídio do SUS, tem a contribuição e doação feita pela sociedade, por intermédio dos carnezinhos e outros proventos, sendo assim eu não sou obrigado e nem posso mantê-lo totalmente , agora preocupado com a saúde dos munícipes cristinenses nós tomamos a decisão de dar uma ajuda ao Hospital.Inicialmente este valor era de R$ 35. 500.00( Trinta e Cinco Mil e Quinhentos Reais) e na atualidade este valor subiu para R$ 65.500.00(Sessenta e Cinco Mil) em dinheiro vivo , em todos os dia 10 de cada Mês impreterivelmente. Quando há um atraso é de um ou dois dias.Pagamos Oito(8) funcionários, profissionais,estes concursados e registrados, o que gera uma folha para a prefeitura num valor aproximado de R$ 12.000.00( Doze Mil reais).Alem disto, nós fornecemos as ambulâncias , os motoristas e os gastos com combustíveis e ainda um gasto com medicamentos. Sendo assim estimamos um gasto total de aproximadamente de R$ 90.000.00(Noventa Mil Reais) somos muita das vezes questionados... Onde já se viu! A Prefeitura de Maria da Fé repassa R$ 80.000.00(oitenta Mil Reais) para o Hospital, só que não podemos esquecer que lá o hospital é Municipal tornando assim uma obrigação dela em mantê-lo, o que não é nosso caso, esta obrigação seria sim de alçada estadual.

JV
Recentemente em entrevista ao JV, o Provedor da Fundação Hospitalar o Sr Salvador Alberto Barone.disse ser pouco o repasse feito pelo o Executivo para aquela entidade, como que Sr recebe esta crítica?

LD
Pouco na opinião dele, acho que ele deveria se preocupar mais em administrar a casa, ao invés de nos criticar, talvez seja pouco sim o repasse, mas é o que nós podemos repassar e isto sem ser como eu já disse nossa obrigação, a qual é do Estado. Foi feito um convênio com a Fundação, porque antes os plantões eram feitos no PA, (Pronto Atendimento) e nós duplicamos o valor do repasse, justamente para que eles cumpram com suas obrigações, dando assim um atendimento digno e e a altura do merecimento do povo Cristinense.

JV
Na sua ótica com administrador, o que poderia ser feito para melhorar o atendimento na Fundação?

LD
Ora veja!, se em outros municípios as coisas funcionam tão bem, porque não aqui?. A vida inteira este Hospital vem se arrastando, são constantes as reclamações referente ao atendimento,acho que a comunidade cristinense tem colaborado e muito, e por tanto merece ter um melhor atendimento, por parte dos Médicos, de alguns funcionários, é uma questão de consciência.Uum dia Ademir todos nós teremos que prestar contas ao nosso Criador e eu estarei no ano que vem em meu Último mandato, saio, com minha consciência tranqüila, todos os investimentos que nos pudemos fazer , tanto na área de educação como da saúde, nós fizemos, isto com muitas dificuldades.Eu ainda acho falta principalmente da colaboração de alguns Médicos e de alguns funcionários que atuam no Hospital.Fiquei muito triste quando soube por algumas pessoas que por lá passaram e foram mal atendidas, ouviram como resposta ou justificativa, “tá vendo? quem mandou votar no Prefeito que aí está!”, acho isto de uma maldade tamanha!, eu como Prefeito faço o que é possível, e dentro da lei, porque tenho limitações e é muito importante que nossa comunidade saiba que estamos indo além de nossas limitações, referente a ajuda que concedemos a Fundação hospitalar. A área da saúde tem suas complicações em todo o Brasil, a grande Mídia tem divulgado isto constantemente e mesmo assim há alguns municípios que superam estas dificuldades, posso até cita: Baependi e Itanhandu, nestes a saúde funciona como um relógio e ao longo dos anos nós estamos tentando fazer assim também, transpassando barreiras e obstáculos.

JV
Prefeito Luis Dárcio, ainda no tocante a saúde, o que o Sr. poderia nos dizer referente ao PSF aqui em Cristina?

LD Só tenho a agradecer e elogiar, os médicos são atenciosos, não há críticas, tenho recebido muitos elogios, por parte da comunidade que me pedem “Luiz Darcio" mantenha estes médicos porque eles são bons e nos dão segurança. E isto me enche de orgulho pois o PSF que é a saúde em casa,é nossa obrigação e temos mediante estas circustançias, que é o reconhecimento por parte dos nossos Munícipes.temos a plena certeza de nosso dever esta sendo cumprido, e tudo isto se deve em parte, ao belíssimo trabalho realizado pelas enfermeiras e atendentes as quais executam suas funções com amor e dedicação, por isto não me canso em dizer que só tenho recebido elogios , tanto da Zona Rural como Urbana.

JV Quantos profissionais estão envolvidos neste projeto?

LD
Então, nós temos hoje 4(Quatro) equipes, temos 2 (Duas) que atuam na Zona Rural e em parte na Zona Urbana também , e outras 2 ( Duas) que atuam especialmente na Zona Rural. Já construímos 3 (Três) PSFs, um na Vargem Alegre,que será inaugurada em Outubro, mas já está em pleno funcionamento, temos um que funciona na Zona Urbana, próximo a Cooperativa, e outro no Bairro lambari.Cem por Cento da população de Cristina esta sendo atendida pela saúde preventiva, e isto nos enche de orgulho, espero que meu sucessor dê continuidade neste trabalho, e tenho certeza que isto acontecerá, porque só assim conseguiremos, como já havia dito antes, transpor as barreiras e obstáculos, com um só objetivo,o de dar o melhor para nossa comunidade.

JV
Nesta Semana o Senhor esteve na Câmara Municipal, diga-nos como o SR foi recebido naquela casa!.

LD
Eu fui na Câmara com o objetivo de participar de uma votação que foi proposta pelo o Executivo o que seria dar o nome da Quadra da Barra Grande na qual havia um empece e em determinado momento o Presidente da casa o Vereador Jobinho , deixou-me a vontade disponibilizando-me a palavra para que eu fizesse alguns esclarecimentos, que por sinal tenho que agradecê-lo e a todos os vereadores pela ótima recepção.Os vereadores foram de uma compreensão muito grande , e ali foram esclarecidas muitas coisas das quais eles não tinham conhecimento e de que muito daquilo que ouviram de reclamações e críticas eram infundadas, disseram também ter sido muito bom a minha presença.Senti muito pelo fato de que naquele dia não foi gravado para retransmissão no dia seguinte, na Radio Cultural FM, isto devido infelizmente ao falecimento da Mãe do Pastor Pedro,e por motivos óbvios não houve gravação.Teria sido muito importante que a população tivesse ouvido os meus esclarecimentos, e tivesse a consciência do que realmente aconteceu..Quero dar uma ênfase dizendo de que a Fundação Hospitalar não é de nossa responsabilidade, repassamos um valor muito alto, além daquilo que estaria no nosso alcance, ajudamos na mediada do possível, infelizmente alguns funcionários não tem tido a compreensão e maldosamente vem tentando jogar a população contra o Executivo, achando que com isto nos colocaria como responsáveis deste mau funcionamento,o que é uma inverdade;

JV Agradeço em meu nome e do nosso Jornal por esta entrevista, e coloco este espaço a sua disposição para que o Senhor faça suas considerações finais.


LD
Eu acho Ademir, que a população de Cristina merece ter um bom atendimento médico e hospitalar, muito melhor do que está recebendo, e quero que todos saibam que mesmo com todas as críticas infundadas do Provedor daquela Instituição e de alguns funcionários, a Prefeitura estará sempre pronta para ajudar no que for possível, e com isto queremos que a situação mude, e tenhamos um atendimento digno e com qualidade, e uma prestação de conta dentro dos prazos limites, porque estamos cansados de cobrar e muita das vezes é feito o repasse sem que tivéssemos recebido a prestação de contas do Mês anterior, e isto não esta certo, o correto seria prestar contas transparentemente, porque afinal trata-se de dinheiro publico e a comunidade merece saber o que está acontecendo, e em que esta sendo aplicado.