sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Entrevista com o Padre Marcos Roberto da Silva



Padre Marcos Roberto da Silva, 36 anos, é natural de Maria da Fé. Há um ano e nove meses se ordenou padre na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Jacutinga e atualmente está atuando na Paróquia São Benedito, no bairro da Varginha, em Itajubá.


Por que você escolheu ser padre?



Essa é uma questão difícil de responder, porque tudo é chamado na nossa vida. Eu tinha 25 anos e já era formado em Ciências Contábeis na Facesm e nunca tinha parado para pensar na minha vocação. Sempre sonhava em ser contador e fiz a faculdade, mas sempre fiquei com isso na minha cabeça. Desde criança eu sempre acompanhei minha mãe na igreja, e na época que eu me formei eu era coordenador paroquial dos coroinhas na cidade de Maria da Fé. E participando da novena da padroeira de Maria da Fé, Nossa Senhora de Lourdes, no dia 07 de fevereiro de 2000, me deu um estalo e uma pergunta: Por que não ser padre? E essa pergunta que surgiu do nada, começou a me questionar muito e passei o ano de 2000 só pensando nisso. Então participei de um único encontro vocacional, no dia 15 de agosto de 2001 e em novembro deste mesmo ano eu recebi uma carta para que em 2002 eu iniciasse. Coincidentemente no dia 07 de fevereiro de 2002, dois anos após o meu chamado, ingressei no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. Quando eu entrei não fui decidido a ser padre, eu entrei para ter um discernimento. Na época eu era funcionário público concursado e pedi uma licença de dois anos e ingressei, então vi que era o que eu queria mesmo. Em três anos cursei a faculdade de Filosofia e depois mais quatro anos de Teologia e no dia 30 de outubro de 2009 me ordenei diácono, e no dia 30 de abril de 2010 me ordenei sacerdote. Graças a Deus sou muito feliz em minha vocação.


Qual o verdadeiro espírito do Natal para a Igreja?


Tudo começa com o início do ano litúrgico, no tempo do advento, que é o tempo de espera, vigilância. O espírito do Natal começa no advento, que são quatro domingos que antecedem o Natal, momento esse que a Igreja começa a se preparar espiritualmente para celebrar o nascimento de Jesus; celebrar o aniversário do nascimento Dele. O espírito é de preparação, de conversão, onde a Igreja ajuda os fieis a abrir o coração para acolher, para receber Jesus Cristo que nasce em nossa vida e que deve nascer a cada dia, não só neste tempo do Natal. Então é um espírito de confraternização entre as famílias, quando elas se reúnem para celebrar essa data importante e ao mesmo tempo comemorar o nascimento daquele que veio nos salvar; aquele que é a luz que ilumina os nossos corações.




Por que as pessoas se distanciaram tanto da igreja? E porque inverteram tanto o sentido do Natal?



As pessoas se distanciaram e estão se distanciando muito da Igreja e infelizmente isso se dá ao secularismo. Aqui na América Latina ainda é muito forte a fé e a religião, mas se formos ver, a Europa está em crise; na Holanda eles estão vendendo os templos, porque não tem mais fieis. E o que estamos percebendo é que as pessoas estão buscando sua fé individual, cada um acredita no que quer, cada um tem sua fé, e não estão mais aceitando aquilo que a Igreja prega, cada um quer pensar de forma relativista. Então tudo isso faz com que as pessoas vão se distanciando. Há individualismo até na própria fé, que é influenciado pelo comércio. E sobre o sentido do Natal, eu creio que tenha mudado pela influência do comércio que busca muito a comercialização, pois quando se fala em Natal, a primeira coisa que vem na cabeça, não é mais o nascimento de Jesus é a ceia; o presente; e o comércio, logicamente, aproveita deste momento. As lojas todas enfeitadas, com vitrines chamativas atraindo as pessoas pelo visual. Na minha opinião, a questão da educação na fé, a minha mãe me educou a primeiro ir à igreja, na missa do Galo, celebrar Jesus Cristo e depois vinha a comemoração. Então é um sentido que infelizmente está sendo dominados pelo comércio, todos buscam os presentes, e esquecem o principal que é Jesus Cristo.


Então, o que fazer para que as duas coisas se conciliem?



Eu creio que as duas coisas podem ser conciliadas. Primeiramente deve-se voltar o que era antigamente: ir à missa de Natal, celebrar Jesus Cristo e por que não convidá-lo para participar da ceia com a família? Jesus nasceu em uma família e então por que não convidá-lo a fazer parte da nossa família. Fazer um momento de oração, agradecer a Deus pelo dom da vida, por ter nos enviado Jesus Cristo. Estamos em tempo de recuperar esse sentido do Natal, porque Ele é a luz que veio nos iluminar. A Igreja procura realizar as missas em horários bem acessíveis, aqui na Paróquia São Benedito realizamos quatro missas que antecedem o Natal: ás 07h na Comunidade de Fátima e na Comunidade São Sebastião; e às 21h na Matriz São Benedito e na Comunidade Santa Rosa de Lima, assim dando oportunidade para as pessoas virem participar e celebrar Jesus Cristo e agradecer a Deus. Depois há tempo ainda pra que elas possam reunir a família, fazer a ceia e sempre convidando Jesus para participar.


Existe algum ritual na semana que antecede o Natal?



Sim, na Paróquia São Benedito tem a novena de Natal que são realizadas nas casas; todas as comunidades iniciaram essa novena. Mas aqui na Paróquia no dia 15 de dezembro nós iniciamos a novena preparatória do Natal, que é a celebração da Santa Missa às 06h, com o ofício divino das comunidades, preparando as pessoas espiritualmente para o dia do Natal.


Como a Igreja vê a figura do Papai Noel?



A Igreja não nega o Papai Noel, o único problema que a Igreja se preocupa é com relação ao comércio. As pessoas, principalmente as crianças dão muito mais valor no Papai Noel, do que ao próprio Jesus Cristo; substituem o próprio Cristo pelo Papai Noel, é isso que nos preocupa. Não é que a Igreja seja contra, é essa preocupação que ela tem, de que as pessoas estão esquecendo do verdadeiro sentido natalino e se preocupa com Papai Noel. As crianças mesmo, se falar sobre o menino Jesus algumas nem sabem quem é, mas se falar de Papai Noel todas elas conhecem. Ele está sendo mais valorizado do que o próprio Jesus Cristo.


Qual a verdadeira data do nascimento de Jesus?



Todos nós comemoramos no dia 25 de dezembro, mas essa data parece improvável. A Bíblia não especifica um dia ou mês. Um problema com dezembro é que seria fora do comum que pastores estivessem pastoreando nos campos nesse período do ano que é bastante frio e é quando os campos ficavam improdutivos. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém. Um período mais provável seria em fins de setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era. Além do mais, crê-se que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de setembro.



Conte com suas palavras o acontecimento da noite de Natal.



O que consta na noite de Natal é que ela começa coma vigília do dia 24 para o dia 25, pois Jesus irá nascer durante a madrugada, em um estábulo. Este acontecimento ocorre quando o imperador pediu o recenseamento dos judeus e todos deveriam fazer esse recadastramento na cidade de origem do judeu marido, e como José era de Nazaré, Maria teve que ir juntamente com José. E neste período ela já estava nos dias de dar a luz, e durante a caminhada chegou o momento de Maria dar a luz. E José não encontrou mais pousadas, pois como todos estavam indo fazer o recadastramento tudo estava lotado e infelizmente o único lugar que sobrou para que Maria pudesse descansar e dar à luz a Jesus Cristo foi em um estábulo, juntamente com os animais. Então basicamente é isso, uma comemoração do nascimento de Jesus Cristo onde a luz vem iluminar nossos corações e nos tirar das trevas, um grande rei que escolheu a pobreza para nascer; poderia ter nascido em um palácio, mas Jesus ao vir ao nosso encontro ele preferiu escolher nascer em meio aos pobres, mostrando que ele veio para nos servir.



Sobre a Campanha do Natal da Paróquia, explica um pouco como funciona e pra onde serão doados os donativos recolhidos.



Aqui na paróquia nós temos a Ação Benedito, que é a parte social da Igreja. E é uma ação em que todos são convidados a fazer um ato de solidariedade doando alimentos não perecíveis durante o tempo do advento. As doações são aceitas nos ofertórios das missas ou na secretaria paroquial. Os alimentos serão doados às famílias carentes que já possuem um cadastro aqui na paróquia e que já são atendidas por nós.



Como os padres passam o Natal? Vão para casa dos familiares?



Hoje mesmo eu recebi um e-mail de uma tia minha que vem passar o Natal em Maria da Fé com meu avô, perguntando se eu posso passar com eles, se posso celebrar uma missa lá...Essa data é um pouco complicada para nós padres, tanto Natal como Reveillon, pois é um período em que nós trabalhamos bastante, então o Natal desde quando eu entrei no seminário eu nunca passei com a minha família; ou passei dentro do seminário e agora como padre, no ano passado eu passei aqui na Paróquia e esse ano mais uma vez, vou estar trabalhando. E depois das celebrações se alguma família nos convidar nós vamos senão ficamos em casa. Mas no dia 25, no domingo, eu vou almoçar com minha família.



Deixe uma mensagem de Natal a todos os leitores



Desejo que todos tenham um feliz natal, que o espírito natalino possa renascer no coração de cada um, esse sentido verdadeiro do Natal; que a luz de Cristo possa brilhar sobre todos, afastando as trevas a escuridão, pois hoje em dia todos estão nesta correria diariamente e não dão um espaço para que Jesus possa Nascer. Então que Ele nasce no coração de todos e que todos tenham um santo Natal abençoado por Deus, que reúnam suas famílias para comemorar esse dia feliz e seja uma noite muito abençoada com a presença do Cristo Jesus.