sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

EDITORIAL


Ao que tudo indica a frase de que: " nós fingimos que fiscalizamos e voçes fingem que cumprem as normas", atinge não sò um setor, mas vários, um dos casos: o das famigeradas MOSCAS, aqui em Itanhandu e região, após nossas denuncias na Internet o MP(Ministério Publico) de Itanhandu, o qual è o Curador do Meio ambiente, principal autoridade fiscalizadora,promoveu uma reunião, com as participações de Granjeiros, Prefeitura(Secretaria de Meio Ambiente e de outros setores "isto eu já tenho presenciado a muitos anos" e mais uma vez foi nescessario a imprensa tornar publico " e ao que tudo indica muitos se sentiram bastante incomodados, ou quem sabe desconfortados com as tais denuncias".Algumas pessoas me ligaram nestas festas ,no fim de ano, para mostrar a quantidade de moscas no seu almoço, churrasco,esta sim è uma situação bastante incomoda.Escrevi um artigo em meados de 2008 no meu Blog. ademirpaulinoblogspot.com\, abordando o tema de: "Como seria viver num pais serio". E não è que os tópicos la abordados tem tudo haver com o que vem acontecendo no Brasil e Itanhandu e região. Vamos citar o caso mais recente a catástrofe em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, RJ,simplesmente um absurdo, sò o fato da Pousada
ter sido construída sem a licença ambiental e numa área de risco, já è uma prova cabal da inercia cometida pelos orgãos competentes. Aqui na região de Terras Altas da Mantiqueira è notório claro e evidente a quantidade de crimes ambientais e desrrespeito ao meio ambiente ,na Praça da Matriz de Itanhandu bem como em outros lugares os jardins foram ornamentados com pedras retiradas do Rio Verde, e isto aconteceu a muito tempo, e as pessoas responsáveis por estas fiscalizações presenciaram estes fatos e nada fizeram.Dia desses numa de minhas caminhadas, la para as bandas do Bonsucesso,Zona Rural, em Itanhandu, uma região linda, onde se encontra matas fechadas,nascentes, uma vasta e variada Fauna, são comuns a praticas ilegais que ferem as normas ambientais, como: caça,armadilhas de todos os tipos, obras ilegais, e desatamento.Num certo Domingo numa de minhas caminhadas matinais eu pude ouvir ao longe o funcionamento de motores que ao que tudo indica se tratar de Moto Serra.Os anos passam,as coisas acontecem,e as reuniões também, pelo andar das carruagens as medidas e os resultados são meramente palhativos, eu gostaria de estar relatando coisas mais positivas,mas infelizmente estes são os fatos e ainda há muito para se fazer, um exemplo para isto: menos reuniões e mais ações, esta pequena atitude pode mudar e muito este terrível quadro.