sexta-feira, 28 de maio de 2010

Informar ou Formar?



Por: Fatima Pinto

Como educadora sempre me preocupei em como fazer para não cumprir apenas o papel de passar informações.
Todas as pessoas têm capacidades que estão em estado latente, “assim como o principio do perfume no germe da flor que ainda não desabrochou”.
O papel da educação é “conduzir para fora”, ou seja, desenvolver as potencialidades do ser humano. Potencialidades artísticas, intelectuais e por que não capacidade para ser feliz?
Observando um final de formatura, fiquei questionando os sinais deixados pelos alunos.
Tive certeza que não podemos esquecer-nos da divindade que habita em nós, e que se o processo de educação for voltado para a espiritualidade, nossa consciência se expandirá e nos possibilitará irmos abandonando aos poucos, os gestos bárbaros.
Quando o individuo integrar em sua mentalidade o seu senso moral, que já existe nele, em estado embrionário, ele mudará os atos agressivos em atitudes sensatas e humanas.
A sociedade tem que saber o que quer para a educação e a Escola é o espaço onde será desenvolvido esse projeto, que deverá ir além do discurso para concretizar no cotidiano dos alunos.
Se a escola tem uma equipe estruturada, trabalho sistemático, e um projeto que seja avaliado constantemente, os alunos terão capacidade critica de pensar, serão mais corajosos e o sonho fará parte de sua vida.
O aluno que administra a própria vida saberá que administrar sonhos é o sentido da vida.
Realizar esse sonho não é o mais importante e sim a maneira de como elaborar esse sonho e fazer o projeto para alcançá-lo.
Será que todo aluno que recebe um diploma é capaz de mudar a sua história? Se esse aluno aprender a administrar a vida, ele saberá que será preciso fazer restrições que valerão pelo sonho. Para isso, ele terá que encontrar alguém que o desperte para o prazer de aprender e que esse aprendizado será o passo dado a cada dia na busca do seu sonho. Um aprendizado que informe formando atitudes.
Já que estamos falando de um curso de exatas, “é impossível viver apenas no mundo dos fatos. Na verdade não há sentido em viver no mundo dos fatos – de onde obterá o significado e o valor? Então uma rosa não tem beleza; ela é apenas um fato botânico. Então o amor não tem esplendor; ele é apenas um fato biológico...”
Com tanta beleza na arte de ensinar formando cidadões civilizados, finalizo com a equação:
EDUCADOR – EXATAS + HUMANAS = PESSOAS EQUILIBRADAS