quarta-feira, 8 de junho de 2011

FAPACI / UNIPAC - ITANHANDU - MG

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu
Rua Alexandre Moreira, 291, Centro, Itanhandu - MG
Fone: (35)3361-1349


Criada em 2006 a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu tem já autorizados os cursos de Administração e Pedagogia, conforme Ata da 15ª. Reunião do Conselho Universitário (CONSUN), autorização “ad referendun”, através da Lei Estadual 14.202/2002, alterada pela Lei Estadual 14.949/2004.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu é uma instituição de Ensino Superior com sede em Itanhandu, situada no Estado de Minas Gerais. Foi criada com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserida, formando profissionais de nível superior para o mercado de trabalho.

O seu compromisso, entre outros, é com a excelência do ensino, voltando-se para uma científica compreensão política do mundo e dos nossos tempos, para os problemas da multi e interdisciplinaridade, com a procura de novos talentos, a inserção ocupacional de seus alunos e a formação continuada dos seus diplomados.

Nossos Professores são atualizados e selecionados com a titulação mínima de especialista,conforme exigência do MEC.

Concluindo,estamos apresentando agora a nova Página da Faculdade na rede, página esta que foi elaborada com o objetivo de melhorar, tanto a apresentação visual, quanto de facilitar o acesso às informações importantes, seja para os nossos docentes, funcionários , alunos e para o público externo.

Diretor Pedagógico.


Cursos

Administração

A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. É a ciência que aplica conhecimentos técnicos e racionais para realizar negócios e promover o bom funcionamento e o crescimento de uma empresa, fazendo uso, da melhor maneira possível, dos recursos humanos e financeiros disponíveis. O curso da FUPAC/UNIPAC visa proporcionar aos alunos uma sólida formação em termos de qualidade e competitividade no mercado.

Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho das organizações. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Na atualidade, as organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas.

Atividades principais

O administrador é o responsável pela condução do processo de trabalho na empresa, afirmam os clássicos, enquanto os humanistas preferem colocá-lo como um condutor do processo de cooperação e interações humanas no ambiente de trabalho. A tendência atual, de eliminação ou abrandamento das estruturas hierárquicas, coloca o administrador como um facilitador, interagindo nas relações decorrentes do processo administrativo.

É também um intrapreneur, ou seja, um empreendedor interno que se antecipa aos impactos do processo de mudança. Neste caso, cai-lhe bem o conceito de agente de transformações. Interessante observar que, a redução do contingente de pessoas na organização, substituídas pelos computadores ou outras formas de automação acaba por estender a definição de administrador para as pessoas que respondem pelos compartimentos de produção ou de informações, compostos exclusivamente por máquinas.

O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.

Mercado de Trabalho

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes/executivos, em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais.

Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

Nível: Graduação ******* Área: Humanas ******* Formação: Bacharelado

Pedagogia

O curso de Pedagogia tem por objetivo formar o Pedagogo com atuação consciente e autônoma no que diz respeito à sua ação pedagógica na educação formal e não-formal, contribuindo para que se concretizem os objetivos sociais da educação e na produção do conhecimento. Estará apto a garantir e melhorar a qualidade da educação, desenvolvendo trabalhos pedagógicos com ênfase no aspecto didático.

A atuação do Pedagogo possui caráter relevante no processo de ensino-aprendizagem. Profissional habilitado plenamente na elaboração, execução e avaliação para atuar no Ensino Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão e organização de sistemas, unidades e projetos educacionais, na organização do trabalho pedagógico do processo educativo formal e não formal, na produção/difusão do conhecimento, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais. Profissional capaz de se inserir de forma coerente e ética no contexto social e na produção de conhecimento no campo da educação.

Onde Trabalha
O Pedagogo, com formação no Curso de Pedagogia poderá atuar:

Na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
Na gestão pedagógica de sistemas educativos, unidades e projetos educacionais;
Na organização do trabalho pedagógico da educação formal e não-formal;
Na produção/difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional: organização, execução e avaliação de planejamentos, projetos, experiências inovadoras e pesquisas em sistema de ensino em geral;
Nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas, no setor de produção didática das editoras e de outros meios de comunicação, em hospitais, nos movimentos sociais, no ensino à distância e nas demais áreas emergentes do campo educacional;
Em projetos e instituições educativas como ONG'S, conselhos tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais ou em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, mulheres, negros;
Na avaliação de sistemas, projetos e programas educacionais, comunicação de massa, informática;
No gerenciamento de estabelecimentos de ensino.

Nível: Graduação ******** Área: Humanas ******** Formação: Licenciatura