segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CRISTINA, praça do chafariz sera vitalizada

Com a demolição do antigo Posto de Saúde, o local passará por obras que estenderão a praça até a Rua Carneiro de Rezende, abaixo da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. O Projeto deverá valorizar o Chafariz Público construído em 1869, o mais antigo monumento tombado de Cristina, considerado um dos símbolos da cidade.




A construção do antigo Posto de Saúde, na década de 1960, havia desfigurado o entorno do Chafariz, chamado pela população, até aquela época, de “Capinzinho”. A Prefeitura Municipal tinha um projeto de demolição do prédio para construção de outro, com recursos financeiros do Ministério do Turismo.




Ele abrigaria o Centro Municipal de Informações Turísticas e Difusão Artesanal. Em maio de 2010, o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural solicitou ao Prefeito Luiz Dárcio Pereira a não realização da obra e a demolição do prédio já existente, para abertura da Praça.




O Chefe do Poder Executivo optou agora por isso, valorizando, portanto, a preservação do monumento e a revitalização do entorno. Um projeto arquitetônico será elaborado para a Praça do Chafariz, procurando destacá-lo na paisagem do centro da cidade. A iniciativa representa mais uma vitória na luta pela manutenção do patrimônio histórico e arquitetônico cristinense.




Luiz Gonzaga Teixeira Ex-Diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA e Secretário Adjunto de Estado de Cultura, manifestou seu apoio à obra que será realizada na Praça do Chafariz.




Segundo seu depoimento, “O prédio do antigo Posto de Saúde, localizado no Capinzinho, por sua proximidade, dificultava e comprometia a visão do famoso chafariz ali existente.” Acrescentou que a obra na Praça do Chafariz realçará e dará beleza e visibilidade ao local.




Na carta, apresentou cumprimentos por sua sábia e oportuna decisão. “Aquele Chafariz, por sua originalidade arquitetônica e importância na História da cidade de Cristina, merece destaque e valorização que recebia e continuará recebendo, agora maior, com o tratamento urbanístico de seu entorno”.




Ao final, manifestou sua simpatia e elogiou a atuação do Prefeito Luiz Dárcio, por sua atuação como Administrador público.




A obra possibilitará uma melhoria ao local, que receberá o destaque merecido para ser admirado, contando parte da bela História de Cristina.