segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Líderes perdem e recolocam dupla Fla-Flu na briga pelo título do Campeonato Brasileiro

Enquanto Corinthians, Vasco e Botafogo tropeçaram, tricolores e rubro-negros subiram
Do R7

Ronaldinho e Rafael MouraMontagem R7/Gazeta Press

Ronaldinho e Rafael Moura têm motivos de sobra para comemorar: Fla e Flu estão vivos na briga pela taça

Publicidade

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada no sábado (5) por uma virada incrível do Bahia sobre o São Paulo, e terminou na noite de domingo (6) com um ponto em comum entre as três equipes que entraram em campo como principais postulantes ao título nacional da temporada: todas perderam.

As derrapadas de Corinthians, Vasco e Botafogo ajudaram diretamente aos dois últimos campeões nacionais. Flamengo e Fluminense andavam escanteados na briga pela taça, mas venceram bem seus compromissos e estão de novo no bolo para tentar a conquista do Brasileirão.

O tropeço mais impressionante foi o do líder Timão. Apesar de ter conseguido manter o topo da tabela, o Alvinegro teve atuação irreconhecível em Uberlândia e foi derrotado pelo América-MG, ainda lanterna da competição.

O técnico Tite deixou o campo extremamente irritado com o comportamento de seus atletas, mas sem perder a confiança em ver o Alvinegro bater campeão no fim da competição.

- O time jogou mal, esteve abaixo do padrão e agora vai ter que trabalhar, mas, aqui, ninguém é cagalhão. Vamos colocar o dedo na ferida e mostrar coragem para sair de uma situação adversa.

A situação corintiana só não ficou pior porque o Vasco, que também tem 58 pontos na tabela, enfrentou um Santos inspirado pela volta de Paulo Henrique Ganso, e com Neymar mais iluminado ainda na Vila Belmiro. Por tudo isso, deixou a Baixada amargando uma derrota por 2 a 0.

O treino de luxo do Peixe para o Mundial serviu para Borges, autor do segundo gol – o primeiro foi de Neymar – escrever seu nome na história do clube, como o maior artilheiro da equipe em uma mesma edição de Brasileirão, com 23 gols (Serginho Chulapa fez 22 em 1983).

Quem também se deu mal na rodada foi o Botafogo, que além de perder em casa para o Figueirense e ver o rival se aproximar na classificação (55 pontos contra 53), ainda caiu da terceira para a quarta posição na tabela.

O terceiro lugar, agora, é do Fluminense. O atual campeão nacional foi ao Beira-Rio encarar o Internacional e, com uma vitória por 2 a 1, com direito a gol do ex-colorado Rafael Sobis, afastou os gaúchos da disputa e ficou a apenas dois pontos de Corinthians e Vasco.

Um ponto atrás, na quinta colocação, está o Flamengo. Em tarde inspirada de Deivid e Thiago Neves, o time de Vanderlei Luxemburgo não tomou conhecimento do Cruzeiro. O Rubro-Negro fez 5 a 1 no rival no Engenhão, e jogou o time mineiro para a zona de rebaixamento.

Em Barueri, o Palmeiras recebeu o Coritiba para se livrar de vez da traumática eliminação da Copa do Brasil, quando chegou a perder por 6 a 0 na capital paranaense, mas deu novo vexame, perdeu e chegou ao oitavo jogo sem vitória no Nacional.

Na briga contra a queda para a Série B, o Atlético-PR superou o xará de Goiânia, mas ainda não conseguiu sair da zona perigosa. O Ceará, por outro lado, afundou ainda mais o Avaí e agora ocupa a 16ª colocação na classificação.

Veja aqui como ficou a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro